-
Arquitetos: P11 Arquitectos
- Área: 5780 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Eduardo Calvo Santisbón
-
Fabricantes: AutoCAD, Boxito, Elemetic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Corazón de Tierra é um complexo multifamiliar composto de 54 unidades habitacionais. O projeto tem origem a partir da grande demanda e necessidade atual de moradia no estado, e está localizado ao norte da cidade de Mérida, no estado de Yucatan, em um lote de esquina retangular com orientação sul-norte, com uma área total de 4.700 m2.
A ideia nasce da fragmentação de um grande volume em peças menores, resultando em 4 elementos diferentes nos quais o programa de habitação é desenvolvido. Nas "fendas" criadas entre esses volumes, são gerados o acesso, a circulação central e a área social do complexo. Desta forma, surgem dois eixos de composição, o transversal que emoldura o acesso, que leva ao espaço central e termina com a área social, e o eixo longitudinal, delimitado por uma parede de pedra da região que percorre o espaço central em sua totalidade, permitindo uma conexão visual com as fachadas externas como elemento de ligação.
Através das fendas geradas entre os volumes capturamos os ventos vindos do norte e do leste, com a intenção de aproveitá-los respeitando o sentido predominante na região. Todos os espaços são orientados de norte a sul para maior conforto climático, necessário em lugares tão quentes como a cidade de Mérida.
As aberturas e os maciços das fachadas oferecem um efeito de luzes e sombras que mudam ao longo do dia, dando ritmo, movimento e caráter ao edifício.
Utilizamos materiais da região como chukum e pedra, para dar ao complexo uma identidade local, além deles apresentarem alta durabilidade e baixa necessidade de manutenção. Para os edifícios residenciais, propomos uma mistura de chukum com terra vermelha (kancab) e, nos espaços públicos, chukum natural. Da mesma forma, a pedra laja (produto da escavação do local) é usada para enfatizar o volume que une espacialmente a principal área de circulação do complexo.